RSS

Cientistas criam raio trator no estilo Star Trek

03 fev

raiotratorpesquisa-20130126150326

São Paulo – Segundo a BBC, pesquisadores da Universidade de St Andrews deixariam Montgomery Scotty, engenheiro da série Star Trek, orgulhoso. Um artigo, publicado na Nature Photonics, detalha o processo de criação de um raio trator em escala microscópica.

Assim como no seriado de ficção científica, o raio atrai dois objetos. Mas ao invés de mover grandes massas, como espaçonaves, o raio consegue mover partículas microscópicas. Seu uso também deve ser muito diferente do imaginado na série, já que o artigo reforça suas aplicações médicas.

“As aplicações práticas podem ser enormes e muito excitantes. O raio trator é muito seletivo nas propriedades das partículas que age, desse modo é possível selecionar partículas específicas em uma mistura. Pode ser usado para separar células brancas do sangue, por exemplo”, explica Dr. Tomas Cizmar, um dos responsáveis pelo projeto, em entrevista à BBC.

O estudo se baseou nas forças ópticas, descobertas pelo astrônomo alemão Johannes Kepler, em 1619, ao observar que as caudas de cometas sempre apontavam na direção contrária ao Sol. Essa força óptica é o que empurra as partículas em direção ao raio por fótons.

Fonte: Infoexame

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: