RSS

IBM cria a menor animação do mundo: um filme inteiramente feito com átomos

04 maio

a-boy-and-his-atom-movie-poster-c-ibm

A IBM marcou ontem, de uma só vez, um momento histórico em dois campos quase sempre bem distintos. Ciência e arte se encontraram em A Boy and his Atom (Um Menino e seu Átomo), uma pequena animação quadro­-a-­quadro produzida inteiramente com átomos de moléculas de monóxido de carbono sobre uma superfície de cobre e vistas através de um microscópio de tunelamento eletrônico. A peça é um delicado filme sobre um menino chamado Adam se divertindo com seu átomo.

 

Cada pontinho visto na animação corresponde a um átomo ampliado cerca de 100 milhões de vezes. Para ter noção do tamanho, se cada ponto fosse do tamanho de uma laranja, a ampliação usada deixaria esta laranja do tamanho do planeta Terra. E cerca de 5 milhões de átomos podem ser agrupados no ponto final desta frase.

A animação foi desenvolvida pela divisão da IBM hoje responsável pela miniaturização extrema de dispositivos de armazenamento de dados. Atualmente um único bit de informação precisa de cerca de um milhão de átomos para ser armazenado. Porém, esta divisão anunciou a proeza de armazenar o mesmo bit em apenas 12 átomos. Este é o motivo pelo qual a animação começa com 12 átomos: serve como forma de celebrar a impressionante marca.

Além do filme, você também pode dar uma conferida no making-of de A Boy and His Atom e conhecer mais sobre como funciona a manipulação de átomos.

Com informações: IBM Research

Fonte: Tecnoblog

 

 

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: