RSS

Sistema faz câmera fotografar objetos 10x mais rápidos que a velocidade do som

16 ago

imagem

 

Fotografar objetos em movimento é algo desafiador e, à medida que a velocidade aumenta, a tarefa fica cada vez mais difícil. Imagine, então, quando o objeto está tão rápido que você mal consegue vê-lo… parece impossível, mas já existe meio de se fazer isso.

Foi desenvolvido um sistema que permite a captura de objetos que estejam viajando à velocidade de até 12 mil km/h, o que é mais de 10 vezes a velocidade do som (a foto acima é resultado disso). E ele opera com praticamente qualquer câmera digital.

Funciona assim: a câmera tradicional faz a captura do objeto em movimento pela lente enquanto o filme se move por meio de uma abertura vertical durante o tempo de exposição, resultando em uma imagem composta contínua. A imagem depois é congelada com a ajuda de um espelho controlado para acompanhar o objeto.

20130815155135

A responsável pelo sistema é a companhia californiana especializada em soluções ópticas MetroLaser, que o desenvolveu a pedido da Força Aérea dos Estados Unidos como substituto às máquinas que usavam um tipo de filme que não é mais fabricado.

O sistema opera com câmeras projetadas para retratos comerciais com flash padrão, e o software necessário pode ser instalado até em computadores compactos.

Com: Phys.org.

Fonte: Olhardigital

 

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: