RSS

Brasil é alvo do maior ciberataque direcionado do mundo

20 fev

imagem

 

A empresa de segurança digital Trend Micro emitiu um alerta nesta terça-feira, 18, avisando que o Brasil está sendo alvo de um ataque direcionado de grandes proporções. A campanha, apelidada de Houdini, sequestra computadores e rouba dados sigilosos.

Segundo o comunicado da empresa, a campanha já afeta o país há pelo menos três semanas, de acordo com os pesquisadores. A constatação veio de uma colaboração entre os pesquisadores no Brasil e em outros laboratórios da empresa ao redor do mundo.

Leonardo Bonomi, diretor da Trend Micro, diz que o ataque ao Brasil é o maior do mundo. “O país conta com 425 computadores sequestrados, e o número deve crescer conforme o monitoramento prossiga. O principal foco é a indústria de energia”, diz ele.

A maior parte do ataque é oriunda do continente africano, revela o especialista. Outro país afetado, mas em menor escala, é a Índia, com 221 computadores sequestrados.

A pesquisa indica que se trata do malware VBS_DUNIHI, que já foi utilizado durante um ataque em dezembro do ano passado e que se alastrou pela América Latina. Ele permite a execução remota de até 13 comandos e o roubo de dados. A infecção acontece por meio de e-mails com spam.

Fonte: Olhardigital

 

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: